Seminário com legados do projeto Maceió Mais Inclusiva divulga programação
Está disponível a programação completa do 3º Seminário de Economia Circular – Legados do projeto Maceió Mais Inclusiva, que ocorre entre os dias 2 e 4 de março. Socioeconomia circular: produção, mercado e meio ambiente; benefícios às comunidades, a partir de empresas sociais e negócios de impacto; e o potencial do sururu e os desafios para inserir socioprodutivamente a comunidade são alguns dos temas que serão abordados durante o encontro.
Será lançado, na ocasião, o livro do projeto, além de resultados sobre a implementação da moeda social “Sururote” junto ao Banco Social do Vergel, que já está rodando desde fevereiro de 2021, por meio de uma parceria do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, com o Instituto Mandaver.
O evento gratuito está com inscrições abertas e vai trazer os principais resultados do projeto para a Comunidade do Vergel: serão quatro mesas de debate com membros da comunidade e especialistas ligados às inovações em Socioeconomia Circular. Para viabilizar a participação de todos e todas, foi criado um polo presencial na própria, às margens da Lagoa Mundaú, com protocolos de proteção à COVID -19 e respeitando todas as medidas de segurança e distanciamento social.
Confira a programação completa das mesas de debate aqui.
Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas em maceiomaisinclusiva.iabs.org.br
O Projeto Maceió Mais Inclusiva
Implementado desde 2017, o projeto Maceió Mais Inclusiva utiliza a Socioeconomia Circular como ferramenta para fomentar novos modelos inclusivos e gerar alternativas de renda em conjunto com a comunidade a partir do reaproveitamento das conchas do sururu. Esses resíduos compõem a criação de novos produtos que beneficiam economicamente a região e que, ao mesmo tempo, reduzem a pressão sobre os recursos naturais na pesca do molusco. Atualmente, diversos produtos já foram elaborados por meio do projeto. Conheça alguns aqui.
O Maceió Mais Inclusiva é uma iniciativa conjunta realizada pelo BIDLab e pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a Braskem, Sebrae Alagoas, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e a Universidad Politécnica de Madrid, implementado pelo IABS.